top of page
NOSSA HISTÓRIA

Em agosto de 2016 o WUPJ América Latina e o Shirat Miriam (grupo da CIP afiliado à WRJ), criaram, sob a coordenação do Rabino Ruben Sternschein, o primeiro grupo de estudos para o Bat Mitsvá de mulheres adultas. 

Por meio de estudos e experiencias judaicas o estudo sem precedentes visa capacitar mulheres que se identificam  com o judaísmo moderno para assim terem uma melhor compreensão e posicionamento do mesmo. Uma oportunidade única de olhar de forma profunda para os ritos judaicos, o significado das orações, o papel das mulheres na religião, Israel atual, e muito mais. 

O programa estruturado, elaborado e coordenado pelo Rabino Ruben Sternschein conta com 20 aulas ministradas por profissionais altamente qualificados de diversos países.

O PRIMEIRO BAT MITSVÁ DA HISTÓRIA

No dia 18 de março de 1922, em uma manhã de Shabat, aos 12 anos Judith Kaplan, filha do rabino Mordechai M. Kaplan subiu à Bima na sinagoga do seu pai e com o rolo da Torá coberto, porém à vista, ela recitou a benção de alia a Torá, leu de seu Chumash e em seguida finalizou com outra benção. Segundo a própria Judith:

“isso foi suficiente para chocar muita gente, incluindo os próprios avós, tios e tias”.

Quase 95 anos depois, este grupo nasce visando o empoderamento das mulheres através do estudo e vivência judaica.

Sejam muito bem vindas a esta oportunidade maravilhosa de estudo, reflexão, significação e celebração da vida e da identidade pessoais judaicas.

O QUE É O WUPJ-LA
Rabino Joseph Edelheit
Play Video
bottom of page